Página Inicial

Escolha a cor do site:

Palco

Clique para ampliar

 

Extremamente doce e apegada à família e aos amigos, ela transita com naturalidade e leveza pelos mais diversos recantos em que seu talento e sua espontaneidade são alvo de admiração...

 

Cadastro

Profissional, cadastre-se aqui:

Palco

MARIA DAS MERCÊS DE SOUZA

LADIES AND GENTLEMANS, O CLUBE DE TALENTOS TRAZ AO SEU “PALCO” MARIA DAS MERCÊS DE SOUZA, OU SIMPLESMENTE MERCÊS SOUZA., ESSA ARQUITETA PERNAMBUCANA, QUE ESCOLHEU ARACAJU PARA EXPLORAR SEUS INÚMEROS TALENTOS.

Clique para ampliar
Formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), aos 27 anos de profissão, a escorpianina tem dedicado seus esforços e seu turbilhão de idéias à nova edição da Mostra Aracaju 2008, já que há anos vem contribuindo para o segmento da Arquitetura, Decoração e Design de Interiores em nosso Estado através de diversas edições da Mostra – que a cada ano oportuniza aos demais profissionais da área a expressão da arte e do talento.

Casada com o arquiteto, urbanista e professor de Arquitetura e Urbanismo Fernando Antônio de Souza, e mãe de Vicente Monteiro, Mercês é um misto de pujança, jovialidade e espírito empreendedor frente aos projetos que comanda e à própria família.

Seus olhos verdes e intensos revelam a determinação de uma mulher que nasceu para lutar por seus ideais e sonhar com um mundo infinitamente melhor, onde o respeito aos semelhantes e a ética profissional sejam a tônica.

Nosso site homenageia Mercês Souza pelos significativos préstimos ao desenvolvimento do cenário da Arquitetura, do Urbanismo, da Decoração e do Design de Interiores em Sergipe, e, em pequena entrevista exclusiva a conhece um pouco melhor.

Faça isso você também! Conheça o que pensa Mercês Souza.

CLUBE DE TALENTOS - Diante da evolução do cenário da arquitetura, da decoração e do design de interiores no Estado de Sergipe, qual a expectativa da Mostra Aracaju, em sua edição 2008?

MS -  Existe hoje no cenário da arquitetura, da decoração e do design de interiores uma tendência à universalização da tecnologia de ponta, expressa por um design arrojado, disseminado por todo o mundo. A esta tendência está associada um padrão produtivo e de consumo ainda muito predatório e prejudicial ao meio ambiente. A situação mundial, portanto, desafia a Mostra 2008 para a reinvenção estética e ambiental da sociedade e da natureza. Assim, sem perder de vista os avanços, o conforto e a comodidade proporcionados pelas transformações tecnológicas em curso, a expectativa da Mostra 2008 é continuar fazendo escola, consolidando em Sergipe um núcleo com identidade estética e comprometido com o ecodesign.

CLUBE DE TALENTOS - Quais os diferenciais da Mostra em relação a eventos já realizados e até mesmo em relação à sua edição anterior, acontecida em 2006?

MS - Os diferenciais são:


  • De início, o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável e renovável.

  • A qualidade profissional. A Mostra esse ano está mais compacta.

  • A ligação direta com a realidade do mercado e as necessidades e o sonho do nosso público.


CLUBE DE TALENTOS - No âmbito das políticas de Responsabilidade Sócio-Ambientais (RSA), qual a posição e a atitude do projeto Mostra Aracaju 2008?


MS - A Mostra atenta a sua responsabilidade social e fiel a sua vocação de apresentar o que há de contemporâneo e de melhor na aplicação de novas tecnologias e soluções criativas para o setor, não poderia deixar de dar a sua contribuição para a preservação do meio ambiente, principalmente em um momento em que no cenário mundial, além dos desequilíbrios da natureza, é evidente o aumento dos custos de energia, a constatação de que dois terços da população do planeta vive em condições de absoluta pobreza, a limitação das fontes energéticas e a substituição dos valores éticos por valores estéticos. Portanto, para responder a essa demanda, a Mostra 208 acredita que é seu dever construir e expressar uma postura diferente que venha a contribuir para a formação de uma nova concepção estética coletiva sustentável, ancorada em princípios e comportamentos que possibilitem a preservação ambiental para essa geração e para as gerações futuras, com propostas inteligentes e eticamente corretas que utilizem matérias-primas, energia e processos de trabalho alternativos e renováveis. Com esse sentido, a Mostra Aracaju 2008, mais uma vez sai na frente e adota o caminho da responsabilidade e da reflexão estética que também é ética.  

CLUBE DE TALENTOS - Pensando no público em geral, faça uma breve análise sobre a influência que eventos como a Mostra Aracaju exercem no imaginário coletivo.

MS - A Mostra é mais que um evento na área de Design, Paisagismo e Arquitetura. Além de uma plataforma de divulgação, de lançamentos e negócios, é um núcleo formador de opinião para o público em geral e uma referência para os profissionais que atuam nessa área. A Mostra é, também, um momento em que a experiência, habilidade e criatividade dos profissionais de maior destaque no mercado e a promessa dos novos talentos se reúnem para apresentar a sua reflexão e leitura estética dos lançamentos e tendências no setor no Brasil e no mundo. Nesse sentido, procurando responder às necessidades crescentes da vida moderna e as exigências constantes do mercado, a Mostra é um evento que vem contribuindo, nesses últimos anos, para assegurar um lugar de destaque para Sergipe no mundo do design. A necessidade de renovar, repensar e redefinir modelos de desenvolvimento social e produtivo na busca de encontrar uma resposta sustentável e renovável para o futuro, faz com que tudo isso seja colocado na pauta dos futuros projetos dos profissionais da Mostra, estimulando-os a promover novas idéias e exercitar a sensibilidade para o ecodesign, ou seja, sustentabilidade ambiental aliada ao talento e ao conhecimento técnico e da realidade.

CLUBE DE TALENTOS - Além de exibir tendências, apresentar trabalhos e experiências profissionais, qual o intuito da Mostra quanto à expressão artística local?

MS - Para continuar fazendo escola, consolidando em Sergipe um núcleo com identidade estética e comprometido com o eco design é fundamental que a Mostra se envolva com a cultura local, estimulando a participação ecologicamente comprometida dos artistas e artesãos regionais, de uma forma integrada ao design dos profissionais que participam do evento, com o objetivo de integrar as cadeias produtivas do setor em Sergipe à dinâmica da economia global com respeito ao meio ambiente em uma nova proposta de desenvolvimento social sustentável.

CLUBE DE TALENTOS - Como se deu a escolha do local que sediará a Mostra este ano?

MS - O imóvel que sediará a Mostra este ano é singular e pioneiro da vanguarda da arquitetura modernista do estado de Sergipe. Construído no final dos anos sessenta, no bairro de Atalaia, com uma vista privilegiada da Coroa do Apicum, o imóvel é pleno de histórias dos animados verões das elites da capital e de história recente da arquitetura sergipana.

CLUBE DE TALENTOS - Ser arquiteto é...

MS - ...promover espaços para o desenvolvimento da vida humana em toda sua plenitude, com qualidade, dignidade e compromisso com as gerações futuras.